Estratégia de sustentabilidade

Estratégia de Atuação

A sustentabilidade continua integrada à nossa estratégia de atuação.

A nova estrutura de materialidade, considerando os temas priorizados, foi consolidada em três pilares principais: 

Em Integridade dos Negócios, nos dedicamos em operar em total conformidade com as leis, regulamentos e diretrizes internas, garantindo transparência e responsabilidade em nossas ações, além de influenciar nossos setores para a adoção dos mais altos padrões éticos, que incluem práticas de governança responsável e combate à corrupção.

Em Excelência Operacional, fortalecemos a segurança, o alto padrão de atuação socioambiental e a preservação dos direitos humanos por meio de condições adequadas de trabalho na cadeia de valor. Nesse pilar, promovemos o diálogo com as comunidades do entorno ao mesmo tempo que valorizamos o desenvolvimento das pessoas e suas diferentes perspectivas, de modo que cada pessoa encontre seu espaço de protagonismo.

Já no pilar de Mudanças Climáticas, nosso compromisso está na otimização de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e no fortalecimento de políticas de descarbonização, incentivando a transição para uma economia de baixo carbono.

Materialidade

Na safra 24’25, revisamos nossa materialidade para garantir que nossa estratégia de sustentabilidade esteja alinhada às expectativas de nossos stakeholders e com os desafios dos setores em que atuamos. 

A revisão foi feita de acordo com o conceito de dupla materialidade, que  analisa tanto os reais e potenciais impactos que nossos negócios geram na economia, no meio ambiente e na sociedade, quanto os riscos e  oportunidades que esses fatores representam para nossos resultados edesempenho.

Mudanças climáticas e emissões de GEE

Riscos: Mudanças no padrão de consumo, restrição de acesso a determinados mercados, alterações na regulação para restrição e/ou taxação de emissões, além de danos materiais aos ativos.

Oportunidades: Aumento da demanda por produtos renováveis, políticas de incentivo a novas tecnologias para economia de baixo carbono, desenvolvimento de políticas públicas favoráveis.

Compliance socioambiental

Riscos: Não conformidade ambiental, riscos financeiros e operacionais, multas e sanções.

Oportunidades: Ganhos de eficiência e produtividade, continuidade da operação.

Segurança

Riscos: Acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, taxas de absenteísmo e de afastamentos, fatalidades.

Oportunidades: Cultura de segurança, bem-estar dos colaboradores e terceiros, integridade de ativos.

Direitos humanos na cadeia de valor

Riscos: Risco e violação em nossas operações e na cadeia de valor, restrição de acesso a mercados, passivos trabalhistas e exposição reputacional.

Oportunidades: Promoção da agenda de direitos humanos no setor, mitigação de riscos reputacionais, aderência às exigências de investidores e mercados em que atuamos.

Ética e compliance

Riscos: Práticas concorrenciais abusivas e discriminatórias, riscos financeiros, operacionais e cibernéticos.

Oportunidades: Disseminação de uma cultura de integridade, ganho reputacional e melhores relações comerciais.

Atração e desenvolvimento com respeito e pluralidade

Riscos: Rotatividade e turnover, inexistência de sucessão de lideranças e discriminação.

Oportunidades: Pluralidade no quadro de colaboradores, ganho de eficiência e performance e bem-estar.

Relacionamento com comunidades

Riscos: Conflitos com a comunidade, saúde e segurança dos moradores do entorno.

Oportunidades: Licença social de operação, ganho reputacional e geração de valor para as comunidades por meio de promoção do desenvolvimento socioeconômico.

Fóruns de Governança

A governança corporativa é essencial para guiar nossas operações de maneira transparente e responsável. Para garantirmos o avanço do Plano Estratégico de Sustentabilidade e dos Compromissos Públicos, contamos com Fóruns de Governança que tratam exclusivamente das temáticas de Sustentabilidade, sendo eles:

Comitê de Responsabilidade Social Corporativa (CSR)

Composto pelos acionistas Shell e Cosan, conselheiros independentes, além do CEO e Vice-Presidentes da AGF. Este é um comitê que assessora as deliberações do Conselho de Administração, promovendo análises específicas e contribuindo para o aprimoramento do conhecimento coletivo dos conselheiros.

Comitê de Sustentabilidade AGF

Composto pelo CEO, alguns Vice-Presidentes e diretores responsáveis pelos temas materiais. Tem como principal objetivo o alinhamento do direcional estratégico e deliberações dos avanços da agenda de sustentabilidade.

Fóruns e Comitês Temáticos

Composto pela liderança sênior responsável pelos temas materiais, em conjunto com os especialistas dos temas. Tem como principal objetivo conduzir o plano tático para garantir os avanços, podendo se desdobrar em Comitês específicos por temática, como por exemplo, o Comitê de Diversidade & Inclusão.