ÓLEO DE GIRASSOL

Óleo de Girassol - Sua Escolha Saudável

O óleo de girassol saudável e natural é produzido a partir de sementes de girassol do tipo oleoso. O óleo de girassol tem sabor e aparência leves e fornece mais vitamina E do que qualquer outro óleo vegetal. É uma combinação de gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas com baixos níveis de gordura saturada.

A versatilidade deste óleo saudável é reconhecida por cozinheiros internacionais. O óleo de girassol é valorizado por seu sabor suave, desempenho na fritura e benefícios à saúde.

Existem dois tipos de óleo de girassol disponíveis: óleo de girassol linoleico e óleo de girassol com alto teor de ácido oleico . Ambos são desenvolvidos com técnicas de melhoramento padrão. Eles diferem nos níveis de ácido oleico e cada um oferece propriedades únicas.

Com dois tipos de óleo de girassol disponíveis, o óleo de girassol atende às necessidades do consumidor e dos fabricantes de alimentos por um óleo vegetal não transgênico saudável e de alto desempenho.

Óleo de Girassol Linoleico

O óleo de girassol linoleico é o óleo de girassol original e, até recentemente, era o tipo mais comum de óleo de girassol. É um óleo poli-insaturado com baixos níveis de gordura saturada, sabor limpo e leve e rico em vitamina E.

Este tipo de óleo de girassol é predominantemente (65%) poli-insaturado. O tipo de gordura poli-insaturada que contém é o ácido linoleico (um ácido ômega-6), um dos dois ácidos graxos essenciais. Nossos corpos precisam desse nutriente essencial, mas não conseguem produzi-lo. Ele deve ser fornecido por fontes alimentares.

O restante deste óleo de girassol é composto por gorduras monoinsaturadas (oleicas) com 21% e um baixo nível de gordura saturada de 11%. O óleo de girassol linoleico é uma opção de óleo vegetal saudável e deliciosa.

O óleo de girassol linoleico está disponível como óleo líquido para salada e é usado em aplicações de margarina e gordura vegetal. Usuários domésticos o consideram uma excelente escolha para qualquer aplicação de óleo líquido, como molhos, frituras e assados.

Devido aos altos níveis de gorduras poli-insaturadas no óleo de girassol linoleico, o óleo é suscetível à oxidação durante o uso comercial, especialmente em frituras. Assim como outros óleos altamente poli-insaturados, como soja e canola, ele pode ser hidrogenado para uma forma mais estável.

Óleo de girassol com alto teor de ácido oleico

O que é óleo de girassol com alto teor de ácido oleico?
O óleo de girassol com alto teor de ácido oleico é muito rico em ácido oleico (monoinsaturado). O óleo de girassol com alto teor de ácido oleico é geralmente definido como tendo um mínimo de 80% de ácido oleico.

O óleo tem um sabor muito neutro e fornece excelente estabilidade sem hidrogenação. O óleo de girassol com alto teor de ácido oleico oferece uma solução de óleo livre de trans para os clientes. O óleo tem muitos usos, incluindo aplicações de panificação, óleos de revestimento por pulverização para cereais, biscoitos e frutas secas; é usado em cremes não lácteos, muitos tipos de fritura e outros usos.

A patente do óleo de girassol com alto teor de ácido oleico e sementes expirou. Assim, mais empresas estão se envolvendo na produção e comercialização deste óleo. No entanto, pelo menos a curto prazo, ele continuará a ser cultivado em uma base de acre contratado com as necessidades dos clientes impulsionando a área total. Como acontece com todos os girassóis, híbridos com alto teor de ácido oleico foram desenvolvidos por meio de métodos de melhoramento convencionais.